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Instituto Unibanco
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LOCAL:

Teatro CETIP - Instituto Tomie Ohtake
Rua Coropés, 88 – Pinheiros, São Paulo-SP

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Sobre o Seminário

Seminário Internacional
Desafios Curriculares do Ensino Médio

Quais são as apostas para construir uma escola conectada às culturas, experiências e percursos de aprendizagem dos jovens?

De que maneira o Ensino Médio responde ao desafio da garantia do direito de aprender?

Quais são os desafios enfrentados pelo Ensino Médio no Brasil hoje e como temos construído políticas públicas e programas para sua reestruturação?

O que a experiência internacional pode trazer para inspirar a construção das soluções para os desafios enfrentados pelo nosso país?

Como o debate sobre Educação Profissional pode contribuir com a discussão sobre as diferentes trajetórias do Ensino Médio?

Essas e outras questões serão debatidas por especialistas convidados durante o Seminário Internacional Desafios Curriculares do Ensino Médio, que será realizado pelo Instituto Unibanco nos dias 9 e 10 de novembro de 2016.

O Seminário é parte do esforço de pesquisa do Instituto Unibanco, iniciado em 2015, que visa contribuir para a compreensão das principais questões e dilemas relacionados à estrutura e ao currículo do Ensino Médio no Brasil. O objetivo é, assim, fomentar a construção de soluções comprometidas com a garantia do direito de aprender de cada jovem.

Por acreditar que é conectando pessoas e ideias que produziremos as melhores respostas, convidamos todos a fazer parte desse encontro e a colaborar com esse debate.

Programação

8h30 às 9h
Credenciamento e welcome coffee
9h às 9h45
Abertura
Frederico Amancio (Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco/Consed)
Ricardo Henriques (Instituto Unibanco)
9h45 às 11h30
Juventudes e escolarização na contemporaneidade
André Loureiro (Banco Mundial)
Gabriel Medina (Secretaria Nacional de Juventude/2015-2016)
Miriam Abramovay (Flacso Brasil)
Coordenação: Vanda Ribeiro (Unicid)
11h130 às 13h30
O currículo do Ensino Médio em perspectiva internacional: desafios e aprendizados
Alexsandro Santos (Instituto Unibanco)
Bernd dos Santos Mayer (Câmara Brasil-Alemanha)
Richard Franz (Ministério da Educação de Ontario/Canadá)
Tiina Tähkä (Distrito Nacional de Educação Finlandês)
Coordenação: Antonio Gois (jornalista)
13h30 às 14h30
Intervalo
14h30 às 16h30
O currículo do Ensino Médio no olhar de pesquisadores e gestores brasileiros
Francisco Soares (Conselho Nacional de Educação)
Gisela Tartuce (Fundação Carlos Chagas)
Idilvan Alencar (Secretaria Estadual de Educação do Ceará)
Marilza Regattieri (Raiz Consultoria e Projetos)
Marina Nunes (Fundação Carlos Chagas)
Coordenação: Cleuza Repulho (especialista em Educação)
16h45 às 18h
Conferência - A BNCC brasileira em perspectiva: desafios e aprendizagens para uma reestruturação curricular da escola de Ensino Médio
Dave Peck (Curriculum Foundation)
8h às 8h30
Welcome Coffee
8h30 às 9h
Sistematização dos debates do primeiro dia
Alexsandro Santos (Instituto Unibanco)
9h às 11h
Educação profissional e Ensino Médio em debate
Carlos Artexes (Sesc)
Fernanda Demai (Centro Paula Souza)
Karina de Souza (Instituto Federal de São Paulo/IFSP)
Simon Schwartzman (Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade/IETS)
Coordenação: Ana Inoue (Itaú BBA)
11h às 12h30
Do Ensino Médio que temos ao Ensino Médio que queremos
Ana Júlia Ribeiro (estudante do 2° ano do Ensino Médio/PR)
Jordan Campos da Costa (estudante de Biomedicina/RJ)
Lidiane de Paula Ferreira (estudante de Gestão Pública/RJ)
Lucas Eduardo Nogueira Gonçalves (estudante do 3° ano do Ensino Médio/SP)
Coordenação: Djamila Ribeiro (Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo)
12h30 às 13h30
Intervalo
13h45 às 15h
Currículo, desigualdades e diversidades no Ensino Médio
Cida Bento (CEERT)
Denise Carreira (Ação Educativa)
Rodrigo Hübner Mendes (Instituto Rodrigo Mendes)
Coordenação: Bel Santos Mayer (Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário/Ibeac)
15h30 às 18h
A reestruturação do Ensino Médio em debate
Antônio Augusto Gomes Batista (Cenpec)
Antonio Carlos Ronca (PUC-SP)
Frederico Amancio (Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco/Consed)
Rossieli Soares da Silva (Secretaria de Educação Básica/MEC)
Sofia Lerche (Universidade Estadual do Ceará)
Coordenação: Ricardo Henriques (Instituto Unibanco)

Palestrantes

  • Alexsandro Santos

    Alexsandro Santos

    Alexsandro Santos

    Gerente de Desenvolvimento de Conteúdos do Instituto Unibanco. É doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e mestre em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Na educação pública, atuou como professor, coordenador pedagógico, diretor de escola e formador de professores. Foi secretário-adjunto de Educação em Franco da Rocha (SP) entre 2013 e 2014. É consultor técnico legislativo-pedagogo da Câmara Municipal de São Paulo.

  • Ana Inoue

    Ana Inoue

    Ana Inoue

    Diretora do Centro de Estudar Acaia Sagarana e assessora do Banco Itaú BBA para projetos de educação. É psicóloga e há mais de 40 anos trabalha com educação. Foi professora e coordenadora de Educação Infantil e Ensino Fundamental e formadora de professores de redes públicas. Integrou a coordenação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e dos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Infantil (RCNEI). No Instituto Acaia, atua em projeto que atende a jovens de escolas públicas que têm como projeto de vida o ingresso em boas universidades. É membro do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

  • Ana Júlia Ribeiro

    Ana Júlia Ribeiro

    Ana Júlia Ribeiro

    Estudante do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Senador Manoel Alencar Guimarães (Cesmag), em Curitiba (PR). Ativista por uma educação pública de qualidade e pelos direitos humanos, foi porta-voz dos secundaristas na Assembleia Legislativa do Paraná e na Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal. Foi também portadora das pautas dos estudantes junto à Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

  • André Loureiro

    André Loureiro

    André Loureiro

    É economista na Global Education Practice do Banco Mundial (com sede em Brasília/DF). Suas principais atividades estão relacionadas à concepção, elaboração, avaliação e supervisão de projetos de desenvolvimento, bem como a realização de análise educacional e de desenvolvimento econômico. Os projetos e estudos incluem áreas como escola de tempo integral, Ensino Técnico, programas de aceleração, desenvolvimento da primeira infância e apoio técnico às escolas, principalmente avaliações de impacto sobre aspectos educacionais e socioeconômicos. É PhD em Economia pela Universidade de Edinburgo, no Reino Unido, com Bacharelado e Mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará.

  • Antonio Augusto Gomes Batista

    Antonio Augusto Gomes Batista

    Antonio Augusto Gomes Batista

    Graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Realizou seus cursos de Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde atuou nos cursos de graduação em Pedagogia e Licenciatura em Letras (1990-2012) e de Pós-Graduação em Educação (1994-2014). Desenvolveu estudos de Pós-doutorado na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais, em Paris. Desde 2011 é coordenador de Desenvolvimento de Pesquisas do Cenpec.

  • Antonio Carlos Caruso Ronca

    Antonio Carlos Caruso Ronca

    Antonio Carlos Caruso Ronca

    É mestre e doutor em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Foi reitor da mesma instituição de 1993 a 2004, onde permanece atualmente como professor titular da Faculdade de Educação. Foi Presidente do Conselho Nacional de Educação de 2010 a 2012.

  • Antonio Gois

    Antonio Gois

    Antonio Gois

    Colunista de Educação do jornal O Globo, comentarista da rádio CBN e repórter do Canal Futura. É fundador e o primeiro presidente da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca). Cobre o tema desde 1996. Começou no jornal O Dia, trabalhou por 12 anos na Folha de S. Paulo e mais três em O Globo. Em 2010 e 2011, foi bolsista do programa Knight-Wallace Fellowships na Universidade de Michigan (EUA), onde estudou avaliação educacional. É vencedor dos prêmios Esso, Embratel, Folha, Undime e Andifes, sempre com reportagens sobre Educação. Colaborador do Instituto Unibanco desde 2015.

  • Bel Santos Mayer

    Bel Santos Mayer

    Bel Santos Mayer

    Coordenadora do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário (Ibeac). É educadora social, licenciada em Matemática, bacharel em Turismo e tem especialização em Pedagogia Social. No Ibeac, responde pela elaboração e execução de projetos de prevenção à violência e promoção dos direitos humanos. É assessora da Secretaria Municipal de Educação de Guarulhos (SP) para a política de promoção da igualdade racial e étnica na educação. Desde a década de 1990 apoia a criação de bibliotecas comunitárias em áreas periféricas da cidade de São Paulo. É gestora da Rede de Leitura LiteraSampa.

  • Bernd dos Santos Mayer

    Bernd dos Santos Mayer

    Bernd dos Santos Mayer

    Diretor do Departamento de Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha. É graduado em Pedagogia pela Universidade de Tübingen (Alemanha) e doutor em Recursos Humanos pela Universidade de Klagenfurt (Áustria). Realizou diversos projetos na área de formação profissional, como a pós-graduação em Eficiência Energética na Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Instituto Superior de Inovação e Tecnologia de São Paulo. Desenvolveu pesquisa comparativa entre o sistema de formação profissional da Alemanha e o sistema brasileiro para implementação do primeiro curso técnico em mecatrônica com grade curricular alemã na Volkswagen do Brasil.

  • Carlos Artexes

    Carlos Artexes

    Carlos Artexes

    Possui graduação em Engenharia Eletrônica e Pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e é especialista em Didática Aplicada à Educação Tecnológica no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense e é doutorando em Educação pela mesma instituição. Foi coordenador geral do Ensino Médio do Ministério da Educação entre 2007 e 2008 e diretor de Concepções e Orientações Curriculares da Educação Básica do MEC (2008-2011). Assumiu em 2015 a vice-diretoria da Escola Sesc de Ensino Médio e atualmente ocupa a posição de diretor geral do Departamento Nacional do Sesc.

  • Cida Bento

    Cida Bento

    Cida Bento

    Diretora-executiva do Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT). Psicóloga, tem mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP).

  • Cleuza Rodrigues Repulho

    Cleuza Rodrigues Repulho

    Cleuza Rodrigues Repulho

    Especialista em Educação. É mestra em Educação pela Universidade Mackenzie. Foi secretária de Educação por 14 anos, sendo sete anos em Santo André e sete anos em São Bernardo do Campo, ambos municípios da Grande São Paulo. Exerceu a presidência da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) por três gestões. Atualmente, é consultora da Fundação Lemann e do Instituto Natura.

  • Dave Peck

    Dave Peck

    Dave Peck

    É CEO da Curriculum Foundation, onde atuava como consultor desde 2009. Tem experiência de mais de 30 anos como professor e diretor escolar. Seu principal foco de trabalho é o desenho e a implementação de currículos, com o objetivo de contribuir para a visão da Curriculum Foundation de que "toda criança deve concluir o ensino com confiança, habilidade e desejo de tornar o mundo um lugar melhor".

  • Denise Carreira

    Denise Carreira

    Denise Carreira

    Educadora, com bacharelado em Jornalismo, mestrado e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Feminista, é coordenadora da área de Educação da Ação Educativa. Entre outras publicações, coordenou a elaboração da “Coleção Educação e Relações Raciais: apostando na participação da comunidade escolar” (2013) e “O Ministério Público e a Igualdade Étnico-Racial na Educação” (2016).

  • Djamila Ribeiro

    Djamila Ribeiro

    Djamila Ribeiro

    Secretária adjunta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Graduada em Filosofia e mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Membro da Simone de Beauvoir Society. Colunista do site da Carta Capital e do blog da Boitempo.

  • Fernanda Demai

    Fernanda Demai

    Fernanda Demai

    Diretora de Departamento do Grupo de Formulação e Análises Curriculares no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, em São Paulo. É graduada (bacharelado e licenciatura) em Letras - Língua Portuguesa e Linguística - pela Universidade de São Paulo (USP) e tem mestrado em Linguística e Doutorado em Letras (USP). É professora do Ensino Superior e do Ensino Médio e Técnico e pesquisadora com experiência nas seguintes áreas: Linguística e Terminologia, Ensino de Língua Portuguesa e de Linguística, Ensino Instrumental, Comunicação Instrumental e currículo de Educação Básica e de Educação Profissional e Tecnológica, entre outros temas.

  • Francisco Soares

    Francisco Soares

    Francisco Soares

    Membro do Conselho Nacional de Educação. É doutor em Estatística pela University of Wisconsin-Madison e pós-doutor em Educação pela University of Michigan. É professor titular aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ex-presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

  • Frederico Amancio

    Frederico Amancio

    Frederico Amancio

    Secretário de Estado da Educação de Pernambuco e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Atuou durante 15 anos na Secretaria da Fazenda de Pernambuco, onde exerceu diversas funções e cargos, como coordenador de Planejamento e Acompanhamento e diretor de Legislação e Tributação. Em 2008, integrou a equipe responsável pela aplicação de um novo modelo de gestão na saúde pública do estado. Dirigiu as secretarias estaduais de Saúde, Desenvolvimento Econômico e Planejamento e Gestão.

  • Gabriel Medina

    Gabriel Medina

    Gabriel Medina

    Psicólogo e ativista. Foi presidente do Conselho Nacional de Juventude (2011), coordenador de Juventude da Cidade de São Paulo (2013-2015) e secretário nacional de Juventude do Governo Federal (2015-2016).

  • Gisela Lobo Tartuce

    Gisela Lobo Tartuce

    Gisela Lobo Tartuce

    É graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e mestre e doutora em Sociologia pela mesma instituição. É pesquisadora da Fundação Carlos Chagas desde 1997, tendo desenvolvido trabalhos sobre os seguintes temas: relação escola-trabalho, jovens, juventude, Ensino Médio e políticas educacionais. Atualmente, é editora executiva de Cadernos de Pesquisa, revista de estudos e pesquisas em educação da Fundação Carlos Chagas.

  • Idilvan Alencar

    Idilvan Alencar

    Idilvan Alencar

    Secretário de Educação do Ceará. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação e secretário executivo e adjunto da Seduc-CE. É especialista em engenharia de produção pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e especialista em política e administração tributária e marketing pela Fundação Getúlio Vargas.

  • Jordan Campos da Costa

    Jordan Campos da Costa

    Jordan Campos da Costa

    Foi agente jovem no Colégio Estadual Prof. Fernando Antonio Raja Gabaglia entre 2014 e 2015. Nesse período, colaborou com vários projetos da escola, como rádio escolar, aulas de reforço para alunos vestibulandos e conciliação entre a diretoria de ensino e os estudantes. Atualmente, cursa Biomedicina no Centro Universitário IBMR.

  • Karina de Souza

    Karina de Souza

    Karina de Souza

    Diretora de Educação Básica na Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). É bacharel em Farmácia-Bioquímica (Unesp/Araraquara) e licenciada em Química (UFSCar), com mestrado (Unesp/Araraquara) e doutorado (USP) na área de Ensino de Ciências. NO IFSP, onde leciona desde 2010, participa ativamente das questões relacionadas à gestão escolar. Atua na Pró-Reitoria de Ensino da instituição desde janeiro de 2015, período em que teve a oportunidade de participar do Programa Professores do Futuro, na Finlândia.

  • Lidiane de Paula Ferreira

    Lidiane de Paula Ferreira

    Lidiane de Paula Ferreira

    Ex-aluna do Colégio Estadual Prof. Fernando Antônio Raja Gabaglia no Rio de Janeiro (RJ), ajudou a construir a rádio escolar, a reformar a escola e a criar o grêmio estudantil. Além disso, participou do Jovem de Futuro e atuou como agente jovem (metodologia do Programa voltada para mobilização juvenil). Por conta da experiência, se apaixonou pela área da educação e movida pelo sonho de contribuir para melhoria do ensino no Brasil, cursa atualmente Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Lucas Eduardo Nogueira Gonçalves

    Lucas Eduardo Nogueira Gonçalves

    Lucas Eduardo Nogueira Gonçalves

    Aluno do terceiro ano do Ensino Médio integral na Escola Estadual Prof. Nelson do Nascimento Monteiro, em São José dos Campos (SP). Foi gremista no ano de 2015 e aluno Jovem Acolhedor dos novos integrantes do Programa Ensino Integral, além de participar como voluntário em projetos dentro de sua escola. Atualmente, participa do Projeto Gestão de Águas da Agência Nacional de Águas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica e Redevale. Seu projeto de vida é a Engenharia Aeroespacial.

  • Marilza Machado Gomes Regattieri

    Marilza Machado Gomes Regattieri

    Marilza Machado Gomes Regattieri

    É mestre em Economia pela Universidade Federal de Viçosa/MG. Durante 15 anos, atuou como oficial de programas de Educação na Representação da Unesco no Brasil, acumulando durante três anos o cargo de coordenadora do setor de Educação. Atualmente, é diretora de Educação da Raiz Consultoria e Projetos, com atuações nas áreas de Ensino Médio e Educação Profissional junto a instituições como Unesco/Brasil, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Confederação Nacional das Indústrias e Secretarias Estaduais de Educação.

  • Marina Muniz Rossa Nunes

    Marina Muniz Rossa Nunes

    Marina Muniz Rossa Nunes

    Pesquisadora da Fundação Carlos Chagas e diretora do Ensino Médio do Colégio Santa Cruz (São Paulo). Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da mesma universidade.

  • Miriam Abramovay

    Miriam Abramovay

    Miriam Abramovay

    Coordenadora da área de Juventude e Políticas Públicas da Flacso-Brasil. É doutora em Ciências da Educação pela Université Lumiere Lyon 2 (França) e tem mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, coordena a pesquisa O Papel da Educação para Jovens Afetados pela Violência e Outros Riscos no Ceará e no Rio Grande do Sul. É autora e coautora de livros e artigos sobre juventudes, violências nas escolas, gênero e Ciências Sociais. Entre os mais recentes estão “Conversando sobre Violência e Convivência nas Escolas”, “Juventudes na Escola, Sentidos e Buscas: por que frequentam?” e “Diagnóstico Participativo das Violências nas Escolas: falam os jovens”.

  • Ricardo Henriques

    Ricardo Henriques

    Ricardo Henriques

    Superintendente executivo do Instituto Unibanco. Economista, foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social. No Rio de Janeiro, foi secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos. Presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro e a Conferência de Educação na 34ª Conferência Geral da Unesco (2008). Foi membro do Conselho de Administração do IIEP/Unesco e é membro dos conselhos da Anistia Internacional Brasil, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Gife, Instituto Natura, Sou da Paz e Todos pela Educação.

  • Richard Franz

    Richard Franz

    Richard Franz

    É diretor de Pesquisa, Avaliação e Capacitação, na Divisão de Desempenho Escolar do Ministério da Educação de Ontario. Tem mestrado em Educação pela Universidade de Illinois/Champaign-Urbana e atuou como especialista em políticas públicas no Ministério de Serviços Sociais e Comunitários e no Ministério da Habitação. No Ministério da Educação desde 2001, Richard participou de programas para o ensino de leitura e matemática, que deram origem à Secretaria de Letramento e Numeramento.

  • Rodrigo Hübner Mendes

    Rodrigo Hübner Mendes

    Rodrigo Hübner Mendes

    Diretor do Instituto Rodrigo Mendes (IRM). É graduado em Administração de Empresas e mestre em Gestão da Diversidade Humana pela Fundação Getúlio Vargas, onde atua como professor. Foi aluno do curso de Liderança e Políticas Públicas para o século XXI na Kennedy School of Government/Harvard. Desde 2004, dirige o IRM, organização sem fins lucrativos fundada por ele em 1994. O Instituto desenvolve programas de pesquisa, formação continuada e controle social na área da educação inclusiva. Sua missão é garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso a uma educação de qualidade. Rodrigo é membro do Young Global Leaders (World Economic Forum), empreendedor social Ashoka e integra os conselhos de várias organizações brasileiras.

  • Rossieli Soares da Silva

    Rossieli Soares da Silva

    Rossieli Soares da Silva

    Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação. É graduado em Direito pela Universidade Luterana do Brasil (2003) e mestrando de Gestão e Avaliação Educacional da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi diretor de Planejamento, assessor estratégico, diretor de Infraestrutura, secretário executivo de Gestão da Secretaria de Estado da Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas. Ocupou ainda os cargos de secretário de Educação e Qualidade de Ensino do Estado do Amazonas, de vice-presidente da Região Norte do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed), de coordenador dos eixos Ensino Médio e Tecnologias no Consed e de presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas (CEE-AM).

  • Simon Schwartzman

    Simon Schwartzman

    Simon Schwartzman

    É pesquisador do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade (IETS) no Rio de Janeiro. É mestre em Sociologia pela Faculdade Latinoamericana de Ciências Sociais do Chile, e doutor em Ciências Políticas pela Universidade da California, Berkeley. Nos últimos anos, tem trabalhado em temas de educação, ciência e tecnologia e políticas sociais. Foi diretor científico do Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior da Universidade de São Paulo entre 1990 e 1994 e presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística entre 1994 e 1998. É membro da Academia Brasileira de Ciências. Seu livro mais recente é Situação e Caminhos do Ensino Médio e Técnico no Brasil, São Paulo, Santillana 2016 (a sair).

  • Sofia Lerche

    Sofia Lerche

    Sofia Lerche

    Licenciada em Letras pela Universidade de Brasília(UnB), é mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com pós-doutorado pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia, Espanha. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e da Universidade Nove de Julho (Uninove). Também foi secretária de Estado da Educação do Ceará (2003-2005) e membro do Comitê Assessor da Área de Educação do CNPq (2011-2014).

  • Tiina Tahka

    Tiina Tahka

    Tiina Tahka

    É conselheira de Educação e diretora da “Upper Secondary School Unit” no Distrito Nacional de Educação Finlandês (FNBE). O FNBE implementa as políticas educacionais nacionais, prepara o currículo mínimo e desenvolve iniciativas na educação. Em 2015, coordenou a elaboração do currículo nacional para o ensino secundário. Também é membro do Setor de Exames e Matrículas da Finlândia. Dada a sua trajetória, tem reconhecida experiência na concepção do currículo básico nacional alinhado com os currículos locais, além de trabalhar como diretora representante e professora no sistema de educação secundária.

  • Vanda Ribeiro

    Vanda Ribeiro

    Vanda Ribeiro

    Professora dos programas de pós-graduação em Educação e Educação Profissional da Universidade Cidade de São Paulo. É doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com estágio sanduíche na Universidade de Genebra, mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas, bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás, com especialização em Sociologia pela Universidade de Paris III. Foi coordenadora-adjunta de pesquisa do Cenpec e coordenadora da elaboração do instrumento de avaliação institucional Indicadores da Qualidade da Educação e Educação Infantil, pela Ação Educativa. Coordenou a elaboração do atual currículo de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental I do Ceará. É membro da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Públicas Educacionais.

Local

Teatro CETIP - Instituto Tomie Ohtake | Rua Coropés, 88 – Pinheiros, São Paulo-SP

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Materiais

09 de novembro

Diálogo sobre a agenda de reestruturação do Ensino Médio

Ricardo Henriques – Instituto Unibanco

O currículo do Ensino Médio no olhar de pesquisadores e gestores brasileiros

Francisco Soares – Conselho Nacional de Educação

Gisela Tartuce – Fundação Carlos Chagas

Idilvan Alencar – Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Marilza Regattieri – Raiz Consultoria e Projetos

Marina Nunes – Fundação Carlos Chagas

A BNCC brasileira em perspectiva: desafios e aprendizagens para uma reestruturação curricular da escola de Ensino Médio

Dave Peck – Curriculum Foundation

10 de novembro

Contato

Assessoria de Imprensa

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+55 (11) 2126-7469
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